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Objetivo Geral do Curso Licenciatura em Educação do Campo

Publicado: Domingo, 11 de Novembro de 2018, 23h21 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 16h18 | Acessos: 1349
           Formar educadores em exercício ou jovens e adultos de áreas rurais com pertencimento indígena, quilombola, camponês, assentados da reforma agrária, ribeirinhos, extrativistas, entre outros, em nível superior para a docência na Educação Básica, nas áreas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza para aturarem nas escolas do campo, participando ativamente da organização do trabalho escolar e pedagógico, sintonizados e comprometidos com a transformação da educação e da realidade social desse território.
 
Objetivos Específicos:
 • Qualificar política, social e pedagogicamente educadores do campo em exercício, para atuarem na Educação Básica;
• Profissionalizar educadores ou jovens e adultos de áreas rurais com pertencimento indígena, quilombola, assentados da reforma agrária, ribeirinhos, camponeses e extrativistas, para o exercício da docência no contexto da educação básica do campo nas áreas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza;
• Oportunizar o acesso a outros níveis e formas de conhecimentos, articulados com os saberes prévios e experiências acumuladas pelos sujeitos do campo, inclusive da vivência pedagógica, constituindo-os como saberes profissional;
• Implementar itinerários formativos e práticas pedagógicas ancoradas nas necessidades e anseios das comunidades do campo;
• Articular a teoria e a prática no processo de formação em nível do tempo-escola e do tempo-comunidade;
• Possibilitar aos futuros educadores o exercício do processo de ação-reflexão-ação na prática docente, fortalecendo a sua formação numa perspectiva prático-reflexiva, através de estágios, monitorias e outras atividades pedagógicas, nas quais possam exercitar a prática docente, numa perspectiva de articulação entre teoria e prática;
• Implementar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão desde o início do curso, para instrumentalização dos futuros educadores para a investigação e análise crítica do contexto educacional, propondo soluções inovadoras para os problemas encontrados na prática educativa;
 • Estabelecer mecanismos de integração entre os acadêmicos da Licenciatura e Instituições educacionais de Ensino Estadual e Municipal, ONGs e Movimentos Sociais do Campo.
 
NOSSAS TURMAS:
4 turmas de Linguagens e Códigos, 6 de Ciências da Natureza, distribuídos em nove municípios da mesoregião do Xingu:
 
Nosso público
 
Povos e comunidades tradicionais....
Tradicional não tem sentido de atraso; tem sentido político-organizativo e apresenta-se como alternativa ao modo de produção e ao modo de vida capitalista;
Território Transamazônica/Xingu:
340.056 habitantes, destes, 45,34% (154.179 hab.) vivem no campo:
17. 411 agricultores familiares; 
26.542 famílias assentadas;
14 terras indígenas
Fonte: Sistema de informações Territoriais- http://sit.mda.gov.br
 
O currículo do curso é constituído por quatro núcleos
 
 
 
 
 
I – Núcleo comum – 960h: os fundamentos sociopolíticos e históricos da educação do campo visam a propiciar uma formação geral em ciências da educação e em educação do campo, possibilitando a reafirmação da identidade cultural dos sujeitos do campo, articulando aspectos da docência, indígenas memórias e práticas educativas;
II – Núcleo da formação específica – 1.200h: tem a finalidade de construir e desenvolver uma formação específica, fundamentada em conhecimentos das ênfases Linguagem e Códigos ou Ciências da Natureza e visam uma formação de qualidade fundamentada em conhecimentos que articulam a relação teoria-prática e o desenvolvimento de competência profissionais para o exercício docente numa perspectiva interdisciplinar;
III – Núcleo integrador – 940h: os conhecimentos transversais visam à consolidação da formação numa abordagem interdisciplinar e articulam as atividades do TU e do TC, como componentes curricular, realizadas nos diferentes espaços formativos, consolidando-se por meio de seminários temáticos em cada período letivo, onde são socializados os resultados e discussões de produções acadêmicas dos componentes curriculares e das pesquisas realizadas nesses momentos formativos;
IV – Núcleo de formação complementar – 200h: atividades curriculares e extracurriculares de a serem desenvolvidas nas dinâmicas do TU e do TC, de acordo com os interesses dos discentes, mas, que versem para os princípios político-filosóficos relativos à discussão sobre direitos humanos e educação, à sustentabilidade, o respeito à diversidade de gênero, raça, religião.
Os alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo cumprem 400 horas de estágio curricular, distribuídas em 4 momentos distintos, com 100h cada um. Esse momento inicia a partir do quinto período do curso, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura para a ênfase em Linguagens e Códigos e nas disciplinas de Ciências, Física, Química e Biologia para a ênfase em Ciências da Natureza, assegurando-lhe a vivência pedagógica em situação de trabalho nas escolas de educação básica e o exercício da regência e competências próprias da prática docente.
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