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Perfil do profissional de Etnodesenvolvimento

Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 01h45 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 16h15 | Acessos: 1568
         O coletivo de estudantes do curso representa a diversidade étnica de quilombolas, extrativistas, pescadores e ribeirinhos da Ilha do Marajó; indígenas (etnias Araweté, Kuruaya, Juruna, Xipaya, Assurini, Munduruku e Bakairi), agricultores familiares e pescadores da região Transamazônica e Xingu; pescadores da região do Salgado Paraense; extrativistas da região Tocantina; agricultores de Igarapé-açu; quilombolas e extrativistas de Baião e Barcarena, além de outros pertenças e territórios aqui não citados.
       Educadores/as licenciados/as que atuem como Agentes de Etnodesenvolvimento e/ou Etnoeducadores/as, habilitados/as à docência e a educação diferenciada em ambientes escolares e não-escolares. Em ambientes escolares o/a Etnoeducador/a estará habilitado/a para trabalhar nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas e atividades curriculares escolares compatíveis com a área de ciências humanas (Filosofia, Sociologia, História e Geografia), bem como na gestão e organização do trabalho pedagógico escolar. No âmbito da educação não escolar, o/a Etnoeducador/a estará habilitado/a para trabalhar em espaços onde estejam previstas a atuação socioeducativa (setores da administração pública, privada e ONGs, audiências públicas, conselhos gestores, etc.) junto a sua comunidade de pertença, formulando projetos para a ação coletiva qualificada no sentido da geração de renda e da superação de desigualdades, gerindo e mediando constelações de conhecimentos na cena de conflito e construindo parcerias com diversos setores da sociedade dentro dos princípios do etnodesenvolvimento. O profissional formado pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Etnodesenvolvimento deverá: Estar apto a atuar na docência no Ensino Fundamental maior e no Ensino Médio, na área das Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, História e Geografia). Ser capaz de, junto com o grupo de pertença, formular projetos para a intervenção qualificada nos obstáculos identificados nas ações cotidianas e nos espaços educacionais. Ter capacidade de garantir a mediação efetiva dos conhecimentos existentes entre as partes envolvidas, gerindo as informações que circulam e negociando as possibilidades de intervenção junto aos agentes sociais, instituições, setores da administração pública, Organizações Não-Governamentais (ONG's), entre outros.
       Ser capaz de divisar as relações de poder existentes entre os agentes sociais presentes na situação de intervenção, especialmente educadores, produzindo estratégias de superação das desigualdades e das discriminações em favor dos grupos de pertença.  Estar capacitado para atuar nas esferas da sociedade, do mercado e do Estado, com habilidade de planejar, executar e monitorar as políticas públicas, educacionais e outras, voltadas para povos e comunidades tradicionais.
Contribuir para a construção e o fortalecimento das parcerias entre os povos e comunidades tradicionais e outros segmentos da sociedade, sejam públicos ou privados, desde que em consonância com os princípios do Etnodesenvolvimento e dos interesses próprios dos grupos de pertença.  
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